Novos usos para a ferramenta de coaching: Roda da Vida
(por Fernando Colella)
Uma grande parcela dos coaches conhece
e utiliza a famosa “Roda da Vida”. Um dos instrumentos mais
tradicionais de avaliação pessoal, é praticamente onipresente no coaching de vida.
Também utilizada no coaching de carreira e em empresas sob a forma de
“Roda de Competências”, é sempre uma ferramenta oportuna para iniciar um
novo atendimento. Isso garante ao cliente uma visão mais sistêmica de
sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais
relevantes e que necessitam de mais atenção. Também dá ao coach
elementos importantes para serem trabalhados em sessões futuras.
Para quem não sabe do que estamos falando, a ferramenta funciona como um
gráfico de pizza, que serve para medir o grau de satisfação de uma
pessoa com cada área de sua vida. Em uma folha de papel, um círculo é
fatiado em partes, que representam cada área fundamental da vida. O
número de áreas pode variar conforme o modelo utilizado. Alguns dividem
esse gráfico em 8 partes, outros em 10, 12 ou mais. Para a Roda da Vida
são consideradas áreas como família, vida social, relacionamentos,
espiritualidade, saúde, recursos financeiros e assim por diante.
O cliente deverá atribuir, então, um valor percentual do seu nível de satisfação com relação a cada área representada.
Esse valor deverá ser reproduzido no gráfico, preenchendo cada fatia com
a quantidade especificada. Por exemplo, se o nível de satisfação com a
área de finanças for de 50%, essa parte do círculo deverá ser preenchida
pela metade, e isso deverá ser reproduzido em cada uma das áreas. No
final do processo, coach e coachee terão uma forte representação visual
de como está a vida do cliente em diferentes aspectos segundo a sua
própria avaliação. No último ato, o cliente deverá eleger uma área
principal, chamada de alavanca. É aquela área que, se devidamente
trabalhada para ter o seu nível de satisfação aumentado, vai trazer
melhorias para as outras áreas, alavancando-as também.
Embora seja um instrumento útil para todas as pontas do processo de coaching,
essa poderosa ferramenta não precisa ficar restrita a um único tipo de
uso. Seja você um coach que pretende agregar valor às suas sessões ou
simplesmente um interessado em desenvolvimento pessoal e
autoconhecimento, a Roda da Vida continua sendo uma forma eficaz de
ampliação de possibilidades e aumento de consciência. Então por que não
imaginarmos outras formas criativas de utilizá-la? Abaixo, propomos
alguns novos usos para essa nossa velha conhecida. Basta pegar uma folha
em branco, desenhar um círculo e dividi-lo em um número de áreas
suficientes para trabalhar uma das sugestões seguintes:
Sub-rodas
Após fazer a Roda da Vida, uma área mais importante ou de alavanca pode
ser destrinchada em outra roda, para avaliação do nível de satisfação em
aspectos mais específicos dessa área. Por exemplo, para a área da
família, sua sub-roda poderia ser dividida em áreas como filhos, pais,
cônjuge, irmãos, etc. Uma sub-roda de saúde poderia conter itens como
atividade física, consultas médicas de rotina, energia e disposição,
níveis de estresse, e assim por diante.
Roda da Inspiração
Alguém desmotivado pode listar nessa roda diversas atividades que o
inspiram, motivam ou energizam, e depois definir o nível atual de
dedicação a cada uma delas. Uma alavanca também pode ser escolhida, com a
pergunta: “qual atividade, que se você passar a dedicar tempo e
energia, agora, poderá lhe trazer rapidamente maior motivação e
inspiração?”
Roda das Forças
A roda poderá conter as principais forças ou habilidades do cliente, que
definirá no gráfico o quanto cada uma delas está ou não sendo
subutilizada. A reflexão seguinte deverá ser: “em quais forças você
deverá trabalhar para poder aproveitar o máximo do seu potencial? De que
forma?”
Roda de Negócios ou Vendas
Listar na roda os pontos fortes ou áreas-chave de um negócio ou produto,
e perceber através da avaliação o quanto cada um desses pontos está
sendo trabalhado. A alavanca deverá ser aquela área que vai impulsionar
as vendas ou crescimento do negócio.
Roda do Estresse
Nesta roda aparecerão as coisas que mais geram estresse para o cliente,
que deverá quantificar o quanto cada uma contribui para gerar frustração
e perda de energia. Neste caso, o desafio é encontrar as principais
áreas que precisam ter seus valores diminuídos.
Roda de Conhecimentos
As áreas dessa roda devem representar habilidades que faltam ao cliente
ou coisas que ele gostaria de aprender ou saber. Descobrir então quais
conhecimentos ou habilidades que fazem falta para a sua vida. Nesse item
é possível abordar aspectos profissionais ou pessoais.
Roda dos Relacionamentos
Para quem procura alguém para relacionar-se ou mesmo avaliar um
relacionamento existente, essa roda pode conter as características
essenciais para um parceiro, como: beleza física, paciência, bom humor,
valores compatíveis, etc. Assim, o cliente poderá ter uma maior
compreensão das qualidades que são mais importantes e das que são
negociáveis.
Roda de Projetos
Na hora de tomar a decisão sobre um novo projeto a se envolver, seja
pessoal ou profissional, esta roda poderá ser usada para avaliar a
relevância de cada uma das opções, e assim fazer uma escolha mais
alinhada aos objetivos e valores da pessoa.
Enfim, muitos temas ou situações diferentes podem servir de referência
para esse tipo de avaliação prática. Sente-se inspirado para utilizar
esse instrumento de formas diferentes em sua prática de coaching ou com
você mesmo? Compartilhe com mais amigos e colegas de profissão!
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